29 de fevereiro de 2016

A importância do networking para o sucesso da sua carreira

Muitas das oportunidades na sua vida profissional poderão estar atreladas à indicações de seus mestres ou colegas de sala. Neste sentido, um professor que lembra de você como um aluno ausente, disperso ou descompromissado irá lhe indicar para algum cargo? Provavelmente não.

por admin

Quem está começando um curso de graduação normalmente tem uma preocupação maior com o aprendizado técnico e sua aplicação prática. Correto, não é? Sim, entretanto, ainda que esse foco seja perfeitamente legítimo se faz necessário que outras ações sejam implementadas para que o futuro profissional alcance sucesso em sua carreira.

Uma destas ações é colocar em prática o chamado network. Em uma tradução literal seria “rede de trabalho” ou algo próximo a isso. Entretanto, “tecer” a sua rede de trabalho começa, na verdade, antes de você efetivamente entrar no mercado de trabalho.

Por exemplo, pense naquele trabalho em equipe que você participou, ou melhor, não participou e colocou apenas o seu nome na capa! Você acabou de perder a oportunidade de começar a criar sua rede.

Que tal aquelas aulas em que você passou mais tempo conversando com o colega ao lado, ou preferiu ficar na área de alimentação da faculdade, ou ainda naquelas em que passou 45 dos 50 minutos de aula teclando no watzapp? Provavelmente perdeu a possibilidade de criar uma ótima imagem junto a alguns dos principais incentivadores de sua carreira, seus professores e colegas.

Barduchi (2010) afirma que network é o desenvolvimento da habilidade de relacionamento interpessoal e ver o outro como parte de suas conquistas. O uso do network permite melhorar a visibilidade e criar oportunidades de mostrar quem você é às outras pessoas.

Sugiro algumas reflexões para que você melhore seu network. Em quantos cursos ou eventos você esteve presente nos últimos dois meses? Quantas apresentações você realizou nos últimos dois meses? Nas redes sociais e na vida real, você interage, mostra informações interessantes ou participa de alguma comunidade? Seus contatos estão atualizados? Mandou alguma mensagem ou cartão para aquele professor ou colega que lhe ajudaram muito em outras ocasiões?

É claro que o equilíbrio entre o conhecimento técnico e as habilidades interpessoais é essencial e isso você irá aprender com o passar dos anos, mas nunca esqueça de que somente um dos lados não irá potencializar sua carreira ao máximo.

Estabeleça e potencialize seus pontos positivos, identifique os pontos a serem melhorados e a partir das reflexões mostradas acima busque aumentar sua rede de trabalho e de relacionamentos, você verá que os frutos serão produzidos de maneira mais rápida e consistente.

Finalmente, imagine que você é o presidente da sua empresa, e sua empresa é sua carreira. Qualquer empresa precisa se relacionar com fornecedores, clientes, leis, regulamentos, mercados, assim seu network é fundamental para o sucesso dela.

Sempre em frente.

Manoel Carlos de Oliveira Jr.

Assessor de Planejamento e Administração na Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) e professor universitário na Faculdade Martha Falcão (FMF)/DeVry.