Sobre o Programa

O que é

O Bolsa Idiomas (PBI) é um programa de inclusão socioeducacional da Prefeitura de Manaus destinado a concessão de bolsas de estudos integrais (100%) e parciais (75% e 50%) em cursos de língua estrangeira – inglês e espanhol – oferecidos por instituições de ensino participantes do programa. Em três anos, foram realizados seis processos seletivos, no que incluiu a preparação da cidade de Manaus para a Copa do Mundo FIFA de 2014, sendo a cidade, inclusive, escolhida como uma das melhores subsedes do evento. Para as Olimpíadas, as atividades continuam na busca da consolidação do programa.

Legislação

Lei Municipal nº 1.734, de 06 de junho de 2013 – Cria o Programa Bolsa Idiomas (PBI);

Lei nº 1.735, de 06 de junho de 2013 – Dispõe sobre compensação de créditos tributários a instituições de ensino que participem do Programa Bolsa Idiomas;

Decreto Municipal nº 2402 de 09 de julho de 2013 PBI – Regulamentação da Lei Municipal nº 1734/2013;

Decreto Municipal nº 2403 de 9 de julho de 2013 PBI – Regulamentação da Lei Municipal nº 1735/2013;

Contrapartidas

Assim como os outros programas de inclusão socioeducacional da Prefeitura de Manaus, no PBI, o estudante não devolve a quantia investida em seu aprendizado. Ele presta contrapartida participando de projetos educacionais, sociais, culturais, socioambientais, entre outros, implementados pela Prefeitura de Manaus e por seus parceiros. Com isso, o estudante alia o aprendizado teórico, adquirido em sala de aula, à prática, complementando o processo ensino-aprendizagem.

Instituições parceiras

Aslan Idiomas (Unidades Cidade Nova e Aleixo); Athus Idiomas, Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa), Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB) – Unidade Centro e Unidade Leste; Instituto de Ensino Superior (Fucapi) – Unidade Distrito; May Way Idiomas; Wizard – Bola da Suframa; Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU); Universidade Nilton Lins; Yes Idiomas; Inglês e Companhia.

Parceiros-PBI-2017