5 de fevereiro de 2019

Bolsistas do Programa Bolsa Universidade vão auxiliar em atividades administrativas da Prefeitura

A Prefeitura de Manaus anunciou nesta segunda-feira, 4/2, a convocação de 86 beneficiários do Bolsa Universidade para prestar contrapartida, prevista na legislação do Programa, para auxiliar em atividades administrativas da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).  Os convocados devem comparecer, até a próxima quinta-feira, […]

por Assessoria Espi/Semad

Os convocados devem comparecer, até a próxima quinta-feira, 7/2, das 8h às 17h, no setor de Atendimento ao Bolsista, na sede da Espi/Semad, na avenida Professor Nilton Lins, 3.259, Parque das Laranjeiras, Bloco D da Universidade Nilton Lins, na zona Centro-Sul, para aderir ao projeto ou apresentar justificativas.

As atividades fazem parte da contrapartida prevista na legislação do Bolsa Universidade. “O beneficiário contemplado com uma bolsa de estudos não precisa devolver à Prefeitura o valor investido na sua formação, mas deve participar de projetos socioeducacionais, ambientais e culturais, prestando horas de serviço quando convocado”, explica Stela Cyrino, diretor-geral da Espi/Semad.

Das áreas de pedagogia, letras, serviço social, administração e recursos humanos, os bolsistas irão atuar nos setores administrativos da Escola, elenca a diretora-geral. “Os beneficiários do Bolsa Universidade, pela legislação, devem cumprir semestralmente carga horária de 90 até 150 horas em projetos da Prefeitura de Manaus e recebem vale-transporte para o desempenho das atividades”, destaca.

Benefícios

O secretário da Semad, Lucas Bandiera, pontua que, seguindo as orientações do prefeito Arthur Virgílio Neto voltadas à valorização de pessoas, a contrapartida prevista em lei é um compromisso que o bolsista assume que traz uma série de benefícios. “Participar desses projetos permite o contato profissional com o mercado de trabalho, certificação de horas complementares, treinamentos técnicos e, em alguns casos, até oportunidades de estágio”.

Bolsistas com bolsa integral (100%) devem cumprir carga horária de 150 horas por semestre. Já os beneficiários de bolsas de 75% cumprem carga de 120 horas por semestre, enquanto os de 50% têm carga horária de 90 horas semestrais. “Quando o bolsista trabalha, essa carga horária é diminuída em 50% e buscamos inseri-lo em projetos de acordo com sua disponibilidade de horário”, esclarece Bandiera.

Caso não possa participar do projeto, o bolsista convocado deve requerer dispensa junto ao Programa, na sede da Espi/Semad, apresentando comprovação do motivo de sua ausência por meio de documentos. “A participação nas ações de contrapartida é obrigatória e o não comparecimento sem justificativa pode acarretar em penalidades”, finaliza.

Confira a lista de bolsistas convocados para o projeto

Texto: Hariele Quara / Semad
Fotos: Louise Batista / Semad