18 de março de 2019

Idosos recebem aulas de pilates para a terceira idade

Pilates auxilia no envelhecimento saudável. Com esse objetivo, idosos frequentadores do Parque Municipal do Idoso (PMI) iniciaram, na manhã desta segunda-feira, 18/3, o curso “Pilates para a Terceira Idade”, coordenado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), em parceria com a Fundação […]

por Assessoria Espi/Semad

Pilates auxilia no envelhecimento saudável. Com esse objetivo, idosos frequentadores do Parque Municipal do Idoso (PMI) iniciaram, na manhã desta segunda-feira, 18/3, o curso “Pilates para a Terceira Idade”, coordenado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), em parceria com a Fundação Doutor Thomas (FDT).

Ministrado pela licenciada em Educação Física Ana da Silva Cruz, as aulas têm por objetivo o fortalecimento e a estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve), melhorando a postura, alongando e tonificando os músculos dos idosos, através da técnica do pilates.

“O pilates, para as pessoas da terceira idade, ajuda no envelhecimento saudável, aumentando a flexibilidade, o equilíbrio corporal dos alunos, assim como alivio das dores musculares, provenientes da idade. Além disso, a técnica também proporciona o aumento da autoestima e redução do estresse”, explica Cruz.

O curso faz parte do “Programa de Formação do Cuidador e Atenção ao Idoso”, que visa desenvolver ações pedagógicas no âmbito municipal, com foco na valorização, socialização e cuidado com o idoso, proporcionando novas possibilidades de aprendizado, através de atividades direcionadas para o corpo e mente.

As aulas seguem até o dia 10/4, garantindo certificação de 60h pela Espi/Semad aos participantes.

Texto: Louise Batista / Semad
Fotos: Louise Batista / Semad