11 de outubro de 2018

PDCA para facilitar a qualidade na gestão

Para contribuir com a elevação da qualidade na gestão dos processos da Prefeitura de Manaus, a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão, encerrou nesta quinta, 11/10, o curso “Ferramenta de Gestão: PDCA”. O método PDCA, que significa planejamento, execução, verificação, e ação, tem […]

por adrisa

O método PDCA, que significa planejamento, execução, verificação, e ação, tem como objetivo atingir o êxito na realização de tarefas e processos, transmitindo aos alunos conhecimentos para auxiliar na elaboração, acompanhamento e revisão das ferramentas do planejamento estratégico.

Com duração de 15 horas, o curso foi ministrado pela doutora em Administração, Ana Flávia de Moraes, visando apresentar aos participantes essa ferramenta e atentar para o que pode ser feito para a melhoria através do PDCA.

De acordo com a instrutora, a ferramenta contribui para uma forma melhorada do serviço prestado à sociedade, assim como também dentro da própria prefeitura com os servidores. “A melhoria desses processos resultará na satisfação do cidadão e refletirá em respostas mais rápidas ao serviço público”, assevera.

Ainda de acordo com Ana Flávia de Moraes, essa estratégia contribui para uma motivação maior da equipe, pois passa a desenvolver as atividades com foco, além de facilitar a tomada de decisão, espelhando de certo modo a redução de gastos desnecessários de recursos.

Para o servidor da Espi, Geyson Guerreiro, o curso foi de grande importância para sua vida profissional e pessoal. “Essa ferramenta vai me ajudar muito a entender o funcionamento da estrutura organizacional como um todo e, com certeza, me ajudar a contribuir com o meu setor”, afirma.

Servidora da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Diana Baima comenta que o curso despertou a curiosidade sobre o assunto. “O PDCA abriu minha mente para procurar conhecimento sobre outras ferramentas, que venham a contribuir com as atividades no meu trabalho”, destaca.

Texto e foto: Louise Batista / Semad