9 de maio de 2019

Prefeitura capacita servidores no fortalecimento da cidadania

Servidores da Prefeitura de Manaus participaram na tarde desta quarta-feira, 8/5, da palestra “Direitos Humanos e Cidadania”, para estimular o exercício da cidadania a partir de temas como direitos e liberdades básicas de todos os seres humanos.  Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Escola de Serviço Público Municipal […]

por Assessoria Espi/Semad

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), a palestra faz parte do Programa de Desenvolvimento Educacional e Social da programação anual da escola de governo municipal, que tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da cultura de direitos humanos, cidadania e respeito à diversidade.

O diretor-geral em exercício da Espi/Semad, Helder Câmara, destaca a importância dessas atividades para a formação dos servidores municipais. “A familiarização com esse assunto ajuda na compreensão dos principais desafios colocados à garantia dos direitos humanos na atualidade, considerando a boa convivência com diversidades e compromisso social, que é um assunto que precisa estar em pauta”, destaca.

De acordo com a palestrante e mestre em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia, Silvânia da Costa, o conteúdo foi baseado na história dos diretos humanos e mostra a importância em defendê-la. “Por trás dos direitos humanos têm os projetos societários que constroem a justiça social e o espaço que ocupamos como servidores. É estratégico falarmos sobre a defesa do tema”, afirma.

Para a servidora da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Helena Tupinambá, é necessário manter o aprendizado para garantir a qualidade de serviços à população. “A compreensão dos direitos humanos é uma necessidade, principalmente na nossa secretaria, e a gente tem que combater a visão do senso comum, o que são direitos humanos que o senso comum prega que é só para bandido e historicamente a gente sabe que não é bem assim. A palestra serviu para aprofundar nosso conhecimento”, relata.

A ação foi realizada na sede da Espi/Semad localizada na avenida Professor Nilton Lins, n.º 3.259, bloco D, Parque das Laranjeiras, garantindo a certificação de duas horas pela Espi.

Texto e fotos: Louise Batista / Semad