8 de outubro de 2018

Prefeitura credencia instituições de ensino para o Bolsa Universidade até o próximo dia 15

A Prefeitura de Manaus credencia até o próximo dia 15 as Instituições de Ensino Superior (IES) particulares interessadas em participar do Programa Bolsa Universidade (PBU) – edital para acesso 2019. O processo acontece das 8h às 16h, na sede da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), na avenida Professor Nilton Lins, 3.259, Parque das […]

por Adrisa de Góes

A Prefeitura de Manaus credencia até o próximo dia 15 as Instituições de Ensino Superior (IES) particulares interessadas em participar do Programa Bolsa Universidade (PBU) – edital para acesso 2019. O processo acontece das 8h às 16h, na sede da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), na avenida Professor Nilton Lins, 3.259, Parque das Laranjeiras, Bloco D.

Coordenado pela Espi, vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), o Programa oferece bolsas integrais ou parciais de 50% ou 75% em cursos de graduação para estudantes de baixa renda.

A diretora-geral da Espi, Stela Cyrino, explica que, por meio do credenciamento de instituições, será fechado o quantitativo de bolsas e cursos que serão oferecidos no processo seletivo deste ano, que deve começar no fim de outubro. “No ano passado, tivemos 13 instituições credenciadas. Estamos fazendo um trabalho de conscientização para atrair novas faculdades para o Programa”, frisa.

Segundo a diretora, o Bolsa Universidade oferece às instituições uma compensação tributária, isto é, há uma renúncia fiscal dentro dos tributos municipais, havendo uma compensação. “Ao mesmo tempo que a Prefeitura cumpre com a sua responsabilidade social, também dá retorno para as instituições de ensino superior via compensação tributária”, destaca.

Cyrino ressalta que o Programa Bolsa Universidade é uma política de gestão alinhada ao Planejamento Estratégico da Prefeitura de Manaus, no eixo de Valorização das Pessoas, e segue as diretrizes administrativas do prefeito Arthur Virgílio Neto. “Quando o município investe na formação do cidadão com a elevação da escolaridade, esse retorno volta para a sociedade na qualidade de serviços que serão prestados para o cidadão manauara”.

Texto: Hariele Quara / Semad
Fotos: Marinho Ramos / Semcom