Prefeitura divulga classificação geral dos inscritos nos programas Bolsa Idiomas e Bolsa Pós-graduação
A Prefeitura de Manaus divulgou na manhã desta quinta-feira, 26/5, no auditório da Casa Militar, na Avenida Compensa, nº 770, Vila da Prata, zona Norte, a classificação geral dos candidatos inscritos para concorrer às bolsas dos programas de inclusão Socioeducacional Bolsa Idiomas (PBI) e Bolsa Pós-graduação (PBPG). A apresentação do resultado foi feita pelo subsecretário de Gestão de Processos da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão, Márcio Meirelles, e pelo diretor geral da Escola de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (Espi), Júnior Nunes.
Para o PBPG foram oferecidas 39.463 vagas para bolsas de 100%, 75% e 50% de desconto para 178 cursos de especialização de 11 Instituições de Ensino Superior. Foram classificados 5.573 inscritos; 2.249 ficaram na reserva e 1.194 foram eliminados, mas podem interpor recurso. A lista pode ser consultada pelos candidatos no portal do Programa Bolsa Universidade (https://bolsa.manaus.am.gov.br) ou no Diário Oficial do Município (DOM) a partir desta sexta-feira, 27.
O PBI teve 22.218 vagas disponibilizadas, tendo 6.320 classificados, 2.999 na reserva e 289 eliminados que também podem entrar com recurso.
Representado o titular da Semad, o subsecretário Márcio Meireles destacou o trabalho da gestão do prefeito David Almeida no sentido de assegurar o acesso da população a todos os níveis da educação. “Chegar hoje e fazer essa divulgação do resultado dos classificados para as bolsas de idiomas e de pós-graduação é, na verdade, um marco histórico para a Prefeitura de Manaus que reforça o compromisso da gestão de prestar um serviço cada vez melhor à sociedade. A qualificação do cidadão é inafastável de qualquer política pública séria”, afirmou.
O diretor geral da Espi, Júnior Nunes, lembrou que esse ano foi oferecido um número recorde de bolsas, mais de 60 mil. “A gestão do prefeito David Almeida atua na melhoria das condições de vida na cidade de Manaus, em todas as áreas. E isso não é diferente na especialização e aprendizado de um segundo idioma. Esse ano alcançamos um recorde, com o maior número de vagas oferecidas desde que o programa foi criado. A prefeitura oferece isso à população porque muita gente não tem condições de arcar com as mensalidades”, ressaltou.
Este ano, participam do Programa Bolsa Idiomas, 15 instituições e cursos de idiomas, que de forma voluntária, ou seja, sem isenção de tributos municipais, com a opção de sete línguas estrangeiras: inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e mandarim. O Programa Bolsa Pós-graduação conta com a parceria de onze Instituições de Ensino Superior.
Os candidatos terão dois dias úteis – 27 e 30/5 -, para a interposição de recursos. De acordo com o cronograma, após a análise dos recursos interpostos, a primeira chamada para a entrega presencial dos documentos nas Instituições de Ensino Superior está programada para o período de 7 a 9/6, no horário de 8h às 15h.
Texto: Sandra Monteiro/Semad
Fotos: Thelson Souza/Semad
Notícias relacionadas